• 1 2
  • 2 2
  • 3 2
  • 4 2

Trabanca, 13 de fevereiro. O segundo fim de semana de fevereiro, com a apresentação das tradições ancestrais da Península Ibérica, em Bemposta, é um compromisso inevitável para o público. No passado sábado, 11 de fevereiro, Bemposta acolheu o III Encontro de Rituais Ancestrais,

um evento que é já o maior encontro de caretos, mascarados e gaiteiros de Portugal e Espanha. Itália participou pela primeira vez neste evento. Mais de 3.000 pessoas, 45 grupos, uma participação ativa de 600 pessoas no desfile e mais de 40 postos de produtos artesanais, são os números que este encontro reflete!

Uma grande amostra do potencial que têm as tradições ancestrais no territorio. Assim foi o III Encontro de Rituais Ancestrais organizado pelo AECT Duero-Douro, pela Câmara Municipal de Mogadouro, Junta de Freguesía de Bemposta e Associação Maschocalheiro de Bemposta.

O bom tempo esteve presente e durante toda o dia o sol brilhou radiante sobre Bemposta. Por volta das 12h00 os produtores e artesãos do mercado abriram ao público. Pouco a pouco, cada vez eram mais as pessoas que se viam entre os mais de 40 postos que se instalaram. Ao mesmo tempo, também eram mais e mais os grupos de caretos, mascaradas e gaiteiros que chegavam a Bemposta. Foi o momento em que os primeiros grupos de gaiteiros fizeram soar as primeiras notas. o ambiente festivo era mais do que evidente.

Pelas 14h30, os diferentes grupos de caretos e mascaradas oriundos de Portugal, Espanha e Italia, começaram a preparar-se para o desfile. Momento que em que os visitantes aproveitaram para se aproximar, fotografar e observar de perto todos os detalhes dos trajes e das mascaras.

O desfile

O momento mais esperado chegou pelas 15h00 com o inicio do desfile no qual participaram 45 grupos com um total de 600 elementos, oriundos de diferentes municipios portugueses, tais como Mogadouro, Bragança, Góis, Ílhavo, Lamego, Macedo de Cavaleiros, Mira, Mirando do Douro e Mirandela; de Espanha estiveram presentes grupos oriundos das Comunidades Autónomas de Castilla y León, Galiza, Extremadura, Castilla La Mancha; de Itália, país que participou pela primera vez no encontro, um grupo vindo da Sardenha.

O grupo anfitrião, o Chocalheiro de Bemposta, abriu o desfile e seguiram-no, pela orden que segue, os Gaiteiros de Bemposta, Urthos e Buttudos di Fonni, Caretos de Arcas, Obisparía de Pobladura de Aliste, os Tamborileros de Fermoselle, os Caretos de Salsas, a Velha e o Careto de Valverde, o Chocalheiro de Vale Porco, o Entrudo Tradicional das Aldeias de Xisto de Góis, a Danza del Paloteo de Tábara, o Atenazador de San Vicente de la Cabeza, o grupo de Gaitas “As Portelas” de Lubián, a Chocalhada de Brunhosinho, o Velho e a Galdrapa de São Pedro da Silva, os Caretos de Torre Dona Chama, os Caretos de Lazarim, os Caretos de Baçal, o Toro de Carnabal de Morales de Valverde, os Cardadores do Vale de Ílhavo, a Velha de Vila de Chã de Braciosa, as Gaiteiras de Vila Chã da Braciosa, o Mascarão e Mascarilha de Vilarinho dos Galegos, Cucurrumachos de Navalosa, Harramachos de Navalacruz, Velhos de Bruçó, as Gaiteiricas de Bruçó, as Toras de El Fresno, os Machurreros de Pedro Bernardo, o Farandulo de Tó, os Gaiteiros de Mogadouro, o Zangarrón de Montamarta, o Antruejo de Villanueva de Valrojo, Entroido de Samede, o Zangarrón de Sanzoles, os Caretos de Grijó, os Jurrus y Antruejo de Alija del Infantado, as Burras de Tremor de Arriba, Jarramplas de Piornal, os Diablos y Mascaritas de Luzón, os Roleses Gaiteros de Urrós, os Zamarraches de Casavieja e os Zamarrones y Mascaritos de Aguilar de Campoo.

A destacar neste desfile, sen dúvida, é a preservação da essência das tradições de cada um dos municipios participantes. Momentos em que tudo é permitido, em que se pode ver os mascarados e os caretos subir às varandas e telhados, pegar em crianças e carregá-las nos ombros, assim como lançar de nabos, um dos rituais presentes. Um conjunto de travessuras e risadas próprias do Entrudo, memórias a imortalizar pelas centenas e centenas de pessoas que desfrutaram do evento, com o telemóvel ou câmara na mão.

Reconhecimento

Finalizado o desfile, os diferentes grupos foram convidados a subir ao palco, um a um, podendo as autoridades presentes agradecer a sua participação. Concretamente, no palco encontravam-se a Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira; o Subdelegado do Governo da Provincia de Zamora, Ángel Blanco; o Presidente da Câmara Municipal de Mogadouro, António Pimentel; o Presidente da Junta de Freguesía de Bemposta, António Martins; a Coordenadora Territorial do AECT Duero-Douro, Conceição Meirinho; o Diretor Geral do AECT Duero-Douro, José Luis Pascual; o Presidente da Associação Maschocalheiro, Frederico Machado, e diferentes representantes dos municipios raianos.

Um jantar convivio e a atuação do grupo de música tradicional mirandesa, “Galandum Galundaina”, encerraram este evento. Uma jornada que ficará para memória de todos os presentes. Uma amostra do potencial e a tradição deste património cultural único do território.

chipre

terraduero

 

 

logo efiduero energy