• Trabajamos por el territorio

O encontro, que tem lugar em Nicosia, Chipre, de 15 a 26 de Novembro, tem como principal objetivo mostrar novas oportunidades laborais para os jovens do meio rural.

Neste projeto, participarão um total de 42 jovens, com idades entre 18 e 30 anos, oriundos da Bulgária, Chipre, Espanha, Grécia, Itália, Portugal e Roménia.

Trabanca, 13/11/2018.- FromTradition to Employment: Olive products, Trade Olive é um projeto europeu do Programa ERASMUS +, liderado pela entidade PlanBe – Plan it Be it (Chipre), no qual o AECT Duero-Douro é uma das entidades associadas.

O principal objetivo deste projeto é mostrar oportunidades laborais aos jovens rurais, permitindo-lhes ter consciência sobre as novas alternativas profissionais associadas à agricultura, em beneficio não só dos habitantes deste territorio, mas também da comunidade rural.

“Trade Olive” permitirá partilhar e trocar conhecimentos e experiências laborais inovadoras, para favorecer a mudança social no mundo rural.

Neste projeto participam 42 jovens com idades entre os 18 e os 30 anos, oriundos de zonas rurais de Bulgária, Chipre, Espanha, Grécia, Itália, Portugal e Roménia, com o objetivo de abordar estratégias de empreendedorismo relacionadas com a agricultura tradicional, em particular a olivicultura, como iniciativa empresarial a destacar no competitivo mercado laboral.

"Trade Olive" sensibilizará os jovens rurais para a valorização das tradições e profissões relacionados com a azeitona, favorecendo o empoderamento juvenil para lutar contra o flagelo que afeta o mundo rural.

Entre as atividades que engloba este projeto, destacam-se oficinas teórico-prácticas, visitas de estudo, actividades inter-geracionais, dramatizações, grupos de discussão, chuva de ideias, sessões formativas e serões culturais, para, por um lado, identificação de alternativas de emprego emergentes, e desenvolvimento local destes espaços, e por outro, mostrar as tradições e costumes das nossas comunidades.