Em TerraDuero, desde há alguns anos que lutamos pela manutenção deste tipo de tradições que são a essência dos territórios rurais de fronteira. E é por isso, que este fim-de-semana vamos até Bemposta, onde participaremos no I Encontro de Rituais Ancestrais.

Esta tradição põe em evidência o património imaterial das Máscaras, com a participação de diferentes personagens típicos destes ancestrais rituais, tal como é o Chocalheiro de Bemposta, mas oriundos de diversos pontos de Portugal e de Castilla y Léon, que desfilarão no sábado 16 de fevereiro a partir das 15h, pelas ruas desta localidade.

TerraDuero quer contribuir para a salvaguarda deste importante património, pelo que distribuirá réplicas das máscaras do Chocalheiro de Bemposta para que todos os visitantes possam participar e difundir esta tradição.

Não poderia faltar a nossa contribuição para que todos os participantes tenham as suas máscaras de chocalheiro. Depois do desfile, e durante o lanche convívio organizado pela Maschocalheiro -Associação de Bemposta, e com o apoio do Municipio de Mogadouro e da Freguesia de Bemposta, entre outras entidades locais, a Rota Internacional do Vinho estará presente com uma requintada galeria dos melhores vinhos de Portugal e Espanha, para todos os participantes.

A jornada culminará com concertos de gaitas e tambores que farão com que a tradição das máscaras esteja mais viva do que nunca, convertendo o evento num encontro imperdível para todos nós que desfrutamos das tradições mais enraizadas.

www.terraduero.info