Na Casa de Artes e Ofícios de Mogadouro, será apresentada uma Galeria de Prova de Vinhos, organizada pelos Prémios Vinduero-Vindouro, em parceria com a Rota Internacional do Vinho Vindouro, uma iniciativa do AECT Duero-Douro, e a Câmara Municipal de Mogadouro. Preside à cerimónia de abertura oficial a Exma. Senhora Secretária de Estado da Valorização do Interior, Dra. Isabel Ferreira.

Mogadouro, 20-12-2019.- A Galeria de Prova, organizada pelos Prémios VinDuero-VinDouro, em parceria com a Rota Internacional do Vinho VinDouro, uma iniciativa do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Duero-Douro, e a Câmara Municipal de Mogadouro, é muito mais do que uma mostra de vinhos. O evento, que reúne cerca de 300 referências de vinhos ibéricos, destaca o trabalho e a qualidade dos vinhos de dezenas de produtores, das mais diversas Denominações de Origem.

A realização da Galeria de Prova deve-se ao trabalho concertado de cooperação entre as três entidades, que atuam de forma dinâmica no desenvolvimento local do território, e na sua projeção. O evento pretende diversificar e qualificar a oferta de atividades, para benefício da comunidade local, e atrair visitantes e turistas. Simultaneamente, procura contribuir para os esforços de marketing e de internacionalização das empresas do sector, sobretudo as de pequena e média dimensão.

Para degustação, estão disponíveis vinhos premiados na XV Edição dos Prémios Vinduero-Vindouro de 2019, retirados do portefólio dos cerca de 900 vinhos que estiveram a concurso. Este é um dos concursos de vinhos mais importantes do Território Ibérico.

A Galeria de Prova integra a agenda de atividades desenvolvidas, ou apoiadas, pela Rota Internacional do Vinho VinDouro, esta última ancorada na estratégia de desenvolvimento do enoturismo na região transfronteiriça contígua ao rio Douro. O território abrangido pela Rota Internacional do Vinho VinDouro cobre um total de 214 localidades, portuguesas e espanholas, nos distritos de Bragança e Guarda, e nas províncias de Zamora e Salamanca.

Neste sentido, e dada a relevância do evento, preside à cerimónia de abertura oficial a Exma. Senhora Secretária de Estado da Valorização do Interior, Dra. Isabel Ferreira, pelas 17h00 do dia 27 de dezembro, na Casa de Artes e Ofícios de Mogadouro.

No final da cerimónia, haverá ainda um espetáculo da responsabilidade dos Sons do Douro, um projeto musical inovador que descobre sonoridades em pipas de vinho e promove o encontro entre a música popular e a percussão contemporânea.

Em Mogadouro, a agenda cultural deste fim de semana é rica em conhecimento, tradição, gastronomia e música. A visita à Galeria de Prova pode ser completada com uma visita à exposição de "Máscaras Transmontanas" de Amável Alves Antão, patente no Posto de Turismo de Mogadouro, e ao acompanhamento do “Desfile das Máscaras de Mogadouro”, na tarde de dia 28 de dezembro.

A Galeria de Prova, livre e gratuita, abre as portas a todos os curiosos e amantes do vinho, na sexta-feira dia 27 de dezembro, das 17h00 às 21h00, e prolonga-se pelo fim de semana, sábado e domingo (28 e 29 de dezembro), das 15h00 às 20h00.

Para mais informação, contactar:

Célia Quintas: 936600374

Filipa Melo: 279 094 217 / 936 184 105