• 2019
  • portada

O Encontro terá a presença de autoridades do Governo de Portugal e Espanha: o Presidente da Comissão Executiva de Turismo do Porto e Norte, Luis Pedro Martins; a Diretora de Turismo de Portugal na Espanha, María de Lurdes Vale; o Vice-Ministro da Cultura e Turismo da Junta de Castela e Leão, Raúl Fernández Sobrino, bem como os municípios do Grupo Douro-Douro e outras entidades relacionadas.

O AECT Duero-Douro e a Associação Maschocalheiro de Bemposta organizam um dos maiores encontros da Península Ibérica, em que participam Caretos, Mascarados e Gaiteiros, das províncias de Zamora, Leão, Ourense, Palencia e Cáceres (de interesse turístico nacional) de Espanha e dos distritos de Bragança, Vinhais, Aveiro e Viseu em Portugal.

O evento, que exalta os tradicionais festivais de inverno pagãos, passeará pelas ruas da aldeia de Bemposta com um desfile e também contará com um Mercado de Rua de Produtos Tradicionais e ainda um concurso de fotografia aberto a todos os públicos, entre outras atividades.

No mesmo sábado, dia 8 de Fevereiro, também será realizada uma sessão de apresentação, às 11 horas da manhã, na Casa das Artes e Ofícios de Mogadouro, para divulgar e promover todas as atividades realizadas pelo AECT Duero-Douro nos dois países. No final, será oferecida uma conferência de imprensa para a comunicação social e todas as partes interessadas.

Segunda-feira 3 de fevereiro de 2020 - O II Encontro de Rituais Ancestrais será realizado no próximo sábado, 8 de fevereiro, em Bemposta, Portugal, organizado pela Associação Maschocalheiro da localidade e pela Associação Europeia de Cooperação Territorial Duero-Douro.

O evento contará com mais de 40 grupos de Caretos, Mascarados e Gaiteiros vindos das províncias de Zamora, León, Ourense, Palencia e Cáceres, da parte espanhola e dos distritos de Bragança, Vinhais, Aveiro e Viseu de Portugal que desfilarão pelo ruas da aldeia de Bempñosta, que pertence ao Município de Mogadouro. Além disso, o Encontro contará com um Mercado de Rua, definido no tema, com mais de 30 tendas de produtos e artesãos tradicionais de ambos os países e um concurso fotográfico aberto a todos os públicos, entre outras atividades a serem divulgadas.

O Encontro de Rituais Ancestrais foi realizado pela primeira vez no ano passado e tornou-se um evento cultural de grande interesse territorial e turístico. Este ano (2020), que conta com a colaboração do Grupo Duero-Douro, duplicou o número de grupos participantes, sendo um expoente da diversidade cultural e geográfica do território.

O anfitrião é uma das figuras mais enigmáticas e antigas da Península Ibérica: o Chocalheiro de Bemposta. Entre as festividades presentes, destacam-se algumas das Mascaradas mais importantes da Espanha, como as Jarramplas de Piornal e as Carantoñas de Acehuche, de Cáreces, declaradas como Festas de Interesse Turístico Nacional; Cigarrones de Verín (Ourense); os Jurrus y Antruejo de Alija del Infantado (León), os Zangarrones de Sanzoles y Montamarta  (Zamora) e a Banda de Gaitas As Portelas, de Lubián (Zamora), entre outros. No lado português, destacamos a presença da maioria dos grupos portugueses de Caretos, desde Vinhais a Ilhavo, passando por Bragança, Miranda do Douro, Mogadouro, Torre de D. Chama e Lazarim. Um evento cheio de cultura, património e música tradicional de várias regiões da Península Ibérica.

Devido ao seu volume de participantes, este será o maior desfile de máscaras e máscaras realizadas no Território e com a união ibérica como fio condutor para promover não apenas a diversidade da cultura de ambos os países, mas também suas tradições e desenvolvimento social e econômico desta grande região rural e transfronteiriça. Além disso, a colaboração entre o AECT Duero-Douro e a Associação Maschocalheiro de Bemposta visa promover o desenvolvimento local, promovendo a participação de empresas locais, que estarão presentes no mercado de rua, aberto a produtores locais, artesãos e turismo. O Mercado, que terá como tema o evento, terá mais de 30 posições em que serão conhecidos, provarão e venderão doces tradicionais, queijos, lingüiças, vinhos, bebidas espirituosas, entre outros produtos típicos da região.

Por outro lado, devido ao interesse cultural e territorial que este tipo de iniciativas possuem para o desenvolvimento do território, será realizada uma "sessão de trabalho" no sábado pela manhã, dia 8, às 11h00, na Casa de Artes e Ofícios Mogadouro.

O presidente da Comissão Executiva de Turismo do Porto e Norte, Luis Pedro Martins; o Vice-Ministro da Cultura e Turismo da Junta de Castela e Leão, Raúl Fernández Sobrino e a Diretora de Turismo de Portugal na Espanha, María de Lurdes Vale, estarão presentes nesta reunião. O encontro será focado nas atividades e projetos realizados pelo Aero Duero Douro nos dois países, nas áreas de Cultura e Turismo, apresentando os projetos TerraDuero, Turismo e Patrimônio, Centro de Reservas TerraDuero, Rota Internacional do Vinho VinDuero, Rota do Norte Raia e o Centro Regional de Geração de Produtos Turísticos da Fronteira. No final, será feita uma Conferência de Imprensa aos orgãos de Comunicação Social. 

O Território Duero-Douro, que abriga a fronteira mais antiga da Europa, manteve quase intactas muitas das tradições ancestrais dos antepassados, resultado das mais diversas influências ao longo dos tempos. Existem muitas festas pagãs enraizados na memória e na cultura de ambos os lados da fronteira e no AECT Duero-Douro, promover essas tradições é essencial para conhecer nossa história e cultura e, assim, trabalhar na conservação e disseminação desse patrimônio único.

Este projeto é uma nova formade potencializar as oportunidades do território no campo da cultura, turismo e economia local, principalmente, desses territórios de baixa densidade populacional. Esses eventos despertaram o interesse das pessoas que habitam os territórios mencionados, incentivando a cooperação e o desenvolvimento territorial.

A iniciativa está incluída no projeto TerraDuero, turismo e patrimônio, promovido pelo AECT Duero-Douro e cofinanciado pelos Fundos INTERREG / POCTEP do Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal. TerraDuero reúne as províncias de Salamanca e Zamora na parte espanhola e Tràs-os-Montes, Douro e Beira Interior Norte em Portugal, bem como outros associados, como a Universidade de Salamanca e o Instituto Politécnico de Bragança, cobrindo um território de mais de 120.000 km2 do interior peninsular.

 

Para mais informações:

    AECT Duero-Douro:

       - Célia Quintas: (+) 351 936 600 374. Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

       - Jennifer Marqués: (+) 34 923 141 504. Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

    Associação MasChocalheiro:

       - Frederico Machado: (+) 351 917 637 809

       - Vitor Hugo Gomes: (+) 938 580 184