• portada

O AECT Duero Douro, a Junta de Castela e Leão e o Turismo de Portugal irão reunir-se no sábado, dia 8 de Fevereiro em Mogadouro (Portugal) para abordar uma estratégia conjunta no tema da cultura, turismo e património. Neste sentido, o Agrupamento tem várias iniciativas activas e em expansão que promovem o Turismo de Fronteira e servem de motor de desenvolvimento para o Território Duero-Douro.

José Luis Pascual, Director do AECT Duero-Douro, acompanhado pelo Concelho de Coordenação da Entidade, irá reunir as autoridades da Junta e Turismo Norte de Portugal para mostrar os projectos em andamento e as novas iniciativas no futuro, com o objetivo de impulsionar uma estratégia conjunta.

Entre os projetos, destaca a Marca Turística TerraDuero e a sua Central de Reservas, a Rota Itenerária Raia Norte, a Rota Internacional do vinho VinDuero e a nova iniciativa denominada Centro Regional de Geração de Produtos Turísticos da Fronteira.

No final da sessão, pelas 12h30 (hora local), será realizada uma Conferência de Imprensa no mesmo edificio (Casa das Artes e dos Ofícios de Mogadouro).

Também no âmbito do turismo, cultura e património, será realizado no mesmo dia - Sábado dia 8 de Fevereiro, juntamente com a Associação Maschocalheiro de Bemposta, o II Encontro de Rituais Ancestrais de Bemposta, que contará com a participação de mais de 40 grupos de mascarados, caretos e gaiteiros, bem como artesãos e produtores no Mercado de Rua, vindos de Espanha e de Portugal.

Quinta, 6 de Fevereiro de 2020.-  O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Duero-Douro (AECT Duero-Douro) irá reunir-se este sábado com o Concelho da Cultura e Turismo da Junta de Castela e Leão, com o Ministério da Cultura e Turismo da Junta de Castela e Leão, Turismo de Portugal na Espanha, Turismo do Porto e Norte e a Direção Geral de Cultura do Norte (DRCN) para definir uma estrutura conjunta para a promoção da cultura fronteiriça e do turismo, no território do Douro-Douro, a área de atividade da entidade. O encontro será realizado às 11 horas (hora local) na Casa de Artes e Ofícios de Mogadouro.

A reunião de trabalho contará com a presença de Raúl Fernández Sobrino, vice-ministro da Cultura do Ministério da Cultura e Turismo da Junta de Castela e Leão; Benigno Garrido, da Fundação Século para o Turismo e as Artes da Junta de Castela e Leão; Luis Pedro Martins, Presidente da Comissão Executiva de Turismo do Porto e Norte; María Lurdes Vale, Diretora de Turismo de Portugal na Espanha; João Ribeiro da Silva, Promoção e Promoção Cultural da Direcção Regional de Cultura do Norte de Portugal (DRCN); Carlos Ferreira, Artesão Mascarado e Administrador Delegado de Turismo do Porto e Norte; María Pilar Panero, diretora de estudos de Tradição da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Valladolid; António Tiza, Presidente da Direcção da Academia Ibérica da Máscara e Vice-Presidente da Academia de Cartas de Tràs-os-Montes, em conjunto com José Luis Pascual Criado, Director Geral do AECT Duero-Douro e Conselho de Coordenação do grupo.

Na reunião de trabalho, serão expostos todos os projetos ativos no campo da cultura e do turismo que o Grupo desenvolve nos dois países e as iniciativas planeadas para o futuro, a fim de definir uma linha de ação conjunta entre as entidades para promover o Território do Duero-Douro e turismo de fronteira. É um território muito rico em recursos naturais e património intangível e com grande atração turística, factores que se tornam num motor de desenvolvimento para estas regiões.

Entre os projetos a serem destacados em termos de cultura, turismo e património, está a TerraDuero - Turismo e Património, um observatório cultural da fronteira que teve início em 2016 e reúne todos os recursos do território e os serviços que eles oferecem na mesma plataforma para o visitante. Dentro deste, aberta e dinamicamente, os interessados, conhecidos como Guardiões da Fronteira, podem fazer contribuições. O TerraDuero procura posicionar a fronteira entre Espanha e Portugal como um destino turístico de excelência. Ramificado neste projeto de turismo e patrimônio, destacam-se:

Central de Reservas TerraDuero, centro de ponta em que as empresas associadas oferecem os seus serviços, reservas e pagamentos, o que facilita a oferta de serviços e / ou produtos turísticos no território.

Ruta Raia Norte, iniciativa de turismo itinerante formada por 25 municipios – em expansão - espanhóis e portugueses que envolveu a construção de áreas de serviço e pontos eco-sanitários para caravanas e outros veículos campistas.

Rota Internacional do Vinho VinDouro, produto turístico especializado em atividades eno-gastronómicas, como caminhadas pelo vinho, jantares; Galerias de degustação, degustações temáticas, cursos de degustação e a mais recente iniciativa Momentos Únicos - visitas temáticas guiadas pela herança subterrânea de Fermoselle, a cidade de 1.000 vinícolas. Além disso, por excelência, vale destacar o maior Concurso Internacional de Vinhos da Espanha e Portugal, os Prémios VinDuero-VinDouro, que, com 16 anos de experiência, publica os Melhores Guias de Vinhos da Espanha e de Portugal em cada edição anual.

E, finalmente, o lançamento do novo projeto chamado Centro Regional para a Geração de Produtos de Turismo de Fronteira.

TerraDuero, reúne as províncias de Salamanca e Zamora na parte espanhola e Tràs-os-Montes, Douro e Beira Interior Norte em Portugal, bem como outros associados, como a Universidade de Salamanca e o Instituto Politécnico de Bragança, cobrindo um território de mais de 120.000 km2 do Interior da Penísula Ibérica.

Este Território Douro-Douro destaca-se pela riqueza das tradições ancestrais que é essencial conhecer, preservar e disseminar para ter conhecimento da nossa própria história, cultura e património imaterial. O desenvolvimento de iniciativas nessa área é essencial não apenas para a conservação delas, mas também como um mecanismo de desenvolvimento da economia local, territorial e de cooperação entre os dois países. Nesse sentido, neste sábado, a Associação celebra, em conjunto com a Associação Mascocalheiro de Bemposta, o II Encontro de Rituais Ancestrais, no qual estarão presentes mais de 40 grupos de mascarados, caretos e gaiteiros, bem como artesãos, vindos de Espanha e de Portugal.

No final da sessão, às 12h30 (hora local), será realizada uma conferência de imprensa no mesmo edificío (Casa de Artes e Ofícios de Mogadouro, Portugal).

- TerraDuero, Turismo & Património: http://terraduero.info/

- Central de Reservas TerraDuero: http://centraldereservas.terraduero.info/

- Rota Raia Norte: http://raianorte.terraduero.info/

- Rota Internacional do Vinho VinDouro: http://rutainternacionaldelvino.terraduero.info/